Make your own free website on Tripod.com

Ortodoxia 2000

Retorna Página Inicial.

Notícias.

- Inaugurado em Setembro de 2002 o Instituto Ortodoxo Missionário (IOM) na Catedral de São Demétrio em Curitiba. O instituto manterá paróquias ortodoxas de língua portuguesa e deverá ser ligado diretamente ao Patriarcado Ecumênico de  Constantinopla.

- Igreja Ortodoxa Antioquina São Jorge de Santos-SP; Oferece Curso de Língua Árabe - Tratar através do telefone:(13) 3233-4176.
 

- Petição para a Reabertura do Seminário de Halki em Constantinopla (Istanbul), Turquia

Para:     Presidente dos Estados Unidos e
              Presidente da República da Turquia

              Membros da:

                               Nações Unidas
                               União Européia
                               Congresso dos EUA
                               Senado dos EUA

                               cc:

                               Igrejas de todos os credos
                               Papa João Paulo II
                               Membros de Parlamentos do mundo
                               Imprensa
 

(1) Nós, abaixo-assinados protestamos fortemente contra o encerramento ilegal do Seminário Teológico Ortodoxo de Halki pelas autoridades da República da Turquia desde 1971.

(2) Pedimos a reabertura imediata do Seminário de Halki, o qual é a linha de vida do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, a Grande Igreja de Cristo. O Patriarcado é uma parte inestimável da cultura mundial e da religião Cristã Ortodoxa. Ele é único para a civilização visto que é o mais antigo ministério que tem continuado a funcionar sem interrupção desde o estabelecimento de Constantinopla como o centro da Cristandade Ortodoxa.

(3) O Seminário de Halki foi criado como o principal lugar de aprendizagem e educação para o sacerdócio ortodoxo de todas as denominações. O seu fecho constitui uma violação do Artigo 70º do Tratado de Lausanne e do Artigo 24º da Constituição turca, os quais garantem a liberdade e educação religiosas. As suas cláusulas também estão incorporadas no Artigo 9º da Convenção Europeia de Direitos Humanos e, portanto, o encerramento do Seminário de Halki só pode ser visto como um abuso ilegal de direitos humanos e uma violação da democracia e da lei internacional.

(4) Apelamos a todas as pessoas de boa vontade, que se interessam pelos ideais de liberdade, democracia e direitos humanos para que apoiem a continuação da Cristandade Ortodoxa na Turquia e no resto do mundo, ao apoiar a reabertura da Escola Teológica de Halki para que ela possa treinar no futuro o sacerdócio que permitirá ao Patriarcado Ecumênico continuar a funcionar.

Sinceramente,

Acesse o link e deixe seu nome no abaixo assinado

Igreja Ortodoxa Autocéfala Grega
 

Retorna Página Inicial.


| Página atualizada em 16 de fevereiro de 2006 |