Make your own free website on Tripod.com

Ortodoxia 2000

Ícones

O que é um Ícone?

Um ícone é uma imagem sagrada de Cristo, de Maria, ou de Santos, que ao venerá-los nos levam a adorar a Deus. Os ícones diferem de simples quadros em vários pontos. Além do motivo religioso os ícones procuram ressaltar não a natureza humana como numa fotografia ou como em muitas imagens e esculturas ocidentais, que nos levaria ao risco de cairmos num sensualismo ou mesmo num naturalismo desprovido do caráter divino. Os ícones querem mostrar uma realidade transformada, uma realidade glorificada e deusificada do que se representa. Assim os Ícones não respeitam as proporções, cores e demais elementos naturais buscando assim reproduzir não uma imagem idêntica ao protótipo mas sim uma imagem idealizada do mesmo. Os ícones são feitos de acordo com os cânones da Igreja e de acordo com técnicas milenares incluindo o uso dos elementos naturais, como terra, pintura a ovos, tudo isso para louvar a Deus.
Para uma criança um ícone pode parecer uma imagem feia, porém é repleto de uma beleza que precisa de conhecimento e maturidade para ser admirada.
Segundo a tradição o primeiro íconografo (literalmente escritor de ícones) teria sido São Lucas, que teria feito uma imagem da Virgem Maria. O termo escritor é apropriado uma vez que o ícone não é uma pintura desprovida de significado mas sim é uma imagem que nos trás muitas lembranças de nossa fé.
Diante de um ícone há muito mais que do que contemplar sua rara beleza. Há todo um significado a ser compreendido, e o ícone é antes de tudo um lugar de oração.
Assim, o iconóg